Tratamentos Químicos de Águas de Caldeiras

Como são realizados os tratamentos químicos de águas de caldeiras

Tratamentos Químicos de Águas de CaldeirasPor vezes, a água não recebe seu devido valor, e muitas pessoas e indústrias seguem com um consumo desenfreado, prejudicando populações que já sofrem com a escassez. Além disso, futuramente todos enfrentarão as mesmas dificuldades que esta parcela da população.

Por isso, é essencial cuidar deste bem que a natureza nos oferece, e que garante a nossa existência. Água de qualidade é um direito de todos, e por isso precisamos pensar nos processos realizados para que ela chegue até nossas casas, escolas, universidades e trabalhos, pronta para consumo, e que garantam também a existência das empresas que utilizam a água em suas produções.

Para tanto, uma das formas mais indicadas é o tratamento químico da água de caldeira. Saiba mais sobre ele a seguir.

Tratamento químico de água de caldeira: principais objetivos

  • Diminuição das taxas de troca térmica da caldeira;
  • Obstrução de tubos, válvulas, descargas e coletores da caldeira;
  • Aumento do consumo de combustível e diminuição da produção de vapor;
  • Superaquecimento e ruptura de tubo;
  • Aumento dos processos corrosivos.

Os nossos estudos e experiência de mercado nos levam a entender os mecanismos necessários para a realização do tratamento químico de caldeira. Assim, garantimos a inspeção do procedimento e a limpeza adequada.

É muito importante utilizar produtos e técnicas que mantenham a instalação em boas condições de operação, e que sejam utilizados equipamentos específicos para aumentar a vida útil da instalação e reduzir o consumo de produtos de tratamento.

Principais problemas gerados pela falta desse tratamento químico de água de caldeira

A formação de incrustações é muito comum e pode gerar problemas, como:

  • Diminuição das taxas de troca térmica da caldeira;
  • Obstrução de tubos, válvulas, descargas e coletores da caldeira;
  • Aumento do consumo de combustível e diminuição da produção de vapor;
  • Superaquecimento e ruptura de tubo;
  • Aumento dos processos corrosivos.

Estes problemas podem parar a produção da sua empresa, prejudicando não só o funcionamento do seu negócio, como também gerando custos maiores para a sua resolução.

Tratamentos químicos de águas de caldeiras: como funcionam?

No tratamento químico de água de caldeira são utilizados alguns equipamentos, como:

  • Adiconcline FQ – medição, controle e registro dos principais parâmetros operacionais dos circuitos de arrefecimento industriais;
  • Adincontrol - equipamento de controle, gestão e supervisão da implementação de um tratamento químico numa determinada instalação;
  • Bombas dosadoras - a sua construção depende do tipo de fluido e dos parâmetros operativos (caudal e contrapressão).

Para realizar este procedimento é preciso entender como ele funciona, quais as consequências da inadequação do tratamento, quais os produtos utilizados, entre outros pontos importantes que só profissionais especializados e experientes são capazes de visualizar.

Procurando uma empresa especializada em tratamentos químicos de águas de caldeiras?

Por isso, a EUROLAB se preocupa em desenvolver um bom trabalho, visando a satisfação do cliente. Para tanto, contamos com uma equipe que se mantém sempre atualizada para trabalhar cada vez melhor. Acreditamos em promover o sentimento de segurança, de estar colocando sua empresa sob a responsabilidade de profissionais responsáveis e competentes para desempenhar a tarefa.

Para saber mais sobre tratamentos químicos de águas de caldeiras da empresa EUROLAB Análises ligue para 11 2266-6570 ou clique aqui e solicite seu orçamento.