Conheça mais sobre tratamento químico de torres de resfriamento
Quem administra uma indústria sabe da importância que a manutenção preventiva pode ter, afinal, o principal objetivo de muitas empresas desse ramo é que a linha de produção continue sempre rodando a pleno vapor.
Com tantas máquinas funcionando ao mesmo tempo, as torres de resfriamento costumam ter uma funcionalidade muito importante, auxiliando a diminuir rapidamente as altas temperaturas, e promovendo o resfriamento rápido, quando necessário.
Para que a produção continue desenvolvendo o seu papel, a torre de resfriamento deve estar sempre em correto funcionamento e, por isso, precisa passar por manutenções frequentes. Uma dessas manutenções é o tratamento químico de torres de resfriamento, que previne e evita diversos problemas que podem ocorrer com esse equipamento. Abaixo vemos alguns deles.
Como acontece o tratamento químico de torre de resfriamento?
Fazer a manutenção preventiva das torres de resfriamento e o tratamento das águas que esse equipamento utiliza é uma ótima estratégia para evitar diversas consequências mais sérias, como o desperdício de água, a perca de poder de resfriamento, e até mesmo para diminuir as chances de ter que parar a linha de produção por quebras de máquinas.
Fazer o tratamento correto das torres de resfriamento pode também contribuir com o meio ambiente, que irá sofrer menos impacto quando as águas utilizadas nessa máquina forem descartadas, já que estarão tratadas e com qualidade.
Os sistemas de torres de resfriamento variam, e podem ser abertos, semiabertos ou fechados, e cada tipo de sistema demanda um tratamento especial, que deve ser desenvolvido pela equipe de técnicos da empresa especializada.
Objetivos e vantagens do tratamento químico das torres de resfriamento
Fazer o tratamento químico de torres de resfriamento tem o objetivo principal de evitar e tratar diversos problemas que podem afetar o funcionamento desse equipamento e por consequência de toda a fábrica. Um dos mais comuns deles é a corrosão.
A corrosão é um processo natural que ocorre com o passar dos anos e a utilização diária da torre de resfriamento que, além de prejudicar diretamente a funcionalidade desse equipamento, pode também atingir todo o sistema de resfriamento industrial.
É comum pensar que a corrosão não pode ser evitada ou tratada, e vai ocorrer de qualquer maneira com o passar do tempo. Porém, isso não está correto, e com o tratamento químico adequado, e a utilização de agentes anticorrosivos regularmente, esse problema pode sim ser combatido.
O tratamento químico das torres de resfriamento também tem resultados positivos no combate a agentes contaminadores biológicos, como bactérias, algas e fungos. Esses microrganismos costumam se alastrar pelo sistema e causar problemas sérios na própria torre de resfriamento, ou, em casos mais graves, até mesmo contaminar a produção, levando a consequências negativas, principalmente em casos de indústrias alimentícias ou farmacêuticas.
Outra vantagem desse tipo de tratamento é a preservação do meio ambiente e o cuidado com a população que reside próximo ao local em que a indústria está instalada, pois com o tratamento químico as águas utilizadas nas torres têm maior qualidade, fazendo inclusive o controle de presença de microrganismos contaminantes como as bactérias heterotróficas, coliformes e termo tolerante, que podem causar doenças graves, se ingeridas.
Procurando uma empresa especializada em tratamento químico de torres de resfriamento?
Para saber mais sobre tratamento químico de torres de resfriamento da empresa EUROLAB Análises ligue para 11 2266-6570 ou clique aqui e solicite seu orçamento.